Morar em Piracicaba | Imobiliária Junqueira

Morar em Piracicaba

Piracicaba

Piracicaba leva este nome em homenagem ao rio que corta a cidade e foi vital para o desenvolvimento de toda a região. Assim como todas as cidades ao redor, Piracicaba teve sua economia desenvolvida a partir do agronegócio focado no cultivo da cana-de-açúcar.

Mas o que fez da cidade se tornar um destaque foi o fato de ter sido uma das primeiras a se industrializar com empresas do setor metal-mecânico, fornecendo principalmente equipamentos destinados à produção de açúcar e, posteriormente, indústrias do setor sucroalcooleiro.

Centro Cultural Estação da Paulista “Antônio Pacheco Ferraz”

Inaugurado em 1922, funcionou como Estação Ferroviária até o final da década de 1970. Atualmente o local é sede do Centro Cultural e oferece diversas atividades culturais, de lazer e esportivas.
(Fonte: DPH)

Centro Cultural Martha Watts e Museu “Jair de Araújo Lopes”

O Edifício Principal foi construído em 1884 para abrigar o antigo internato feminino e salas de aula. Com a expansão do Colégio, em 1914, foi concluído o Anexo Martha Watts que compreende o Salão Nobre. Abriga o Museu Jair de Araújo Lopes.
(Fonte: DPH)

Teatros Municipais

Os teatros “Dr. Losso Neto” e “Erotídes de Campos” recebem durante todo o ano apresentações de música e teatro, além de serem sede de projetos gratuitos oferecidos pela prefeitura.

Museu Luiz de Queiroz – ESALQ/USP

Instalada num dos mais belos campus universitários do País, a ESALQ é a escola de agronomia mais antiga do Brasil, inaugurada em 1901. O campus da ESALQ é tombado como Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo e inclui o Parque “Philipe Westin C. de Vasconcellos”, fronteiro ao Edifício Central, projetado pelo belga Arsênio Puttmans, em 1907, no estilo americano de Parque universitário.
(Fonte: DPH)

Museu Prudente de Moraes

Fundado em 13 de agosto de 1956, o Museu está instalado numa centenária casa de estilo imperial brasileiro, onde viveu e morreu o primeiro Presidente Civil da República: Prudente de Moraes, no período entre 1870 e 1902.
(Fonte: DPH)

Pinacoteca Municipal “Miguel Arcanjo Benício A. Dutra”

Inaugurada oficialmente em 02 de agosto de 1969, a Pinacoteca abriga, mantém e conserva o acervo artístico do município de mais de 600 obras: pinturas a óleo, desenhos, xilogravuras, litografias, fotografias, colagens, e esculturas em madeira, pedra, gesso e metal.
(Fonte: DPH)

Mercado Municipal

Possui iguarias típicas da região, como a tradicional cachaça e a pamonha de Piracicaba, além de variedade de especiarias da gastronomia brasileira.

Observatório Astronômico

O Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum foi inaugurado em outubro de 1992, sendo o 4º observatório municipal do Brasil. Hoje conta com quatro instrumentos para observação, o principal deles é a luneta alemã ‘Steinheil’ com objetiva de 175mm, a segunda maior do Estado. No OAP são realizadas observações, cursos, palestras e seminários a fim de ampliar o conhecimento da população nas áreas de astronomia e ciência espacial.

“Alto do Mirante” - Elevador Turístico “José Antônio Longo”

Sobre a Ponte Caio Tabajara Esteves de Lima, entre as ruas Renato Wagner e Juscelino Kubistchek de Oliveira, o Elevador Turístico “Alto do Mirante” oferece excelente e privilegiada vista do Rio Piracicaba e da cidade, localizado no topo do elevador, a 24 metros de altura.

Aquário Municipal “Ilda Borges Gonçalves”

O espaço conta com três aquários, que medem 3 metros de comprimento por 1 metro e 80 centímetros de altura, com capacidade de 2.400 litros. Neles estão cerca de 3.000 peixes, de aproximadamente 80 espécies.
(Fonte: Semae)

Casa do Povoador

Uma das edificações mais antigas da cidade, a Casa do Povoador foi construída no período entre o final do século XVIII e início do século XIX. Apesar de não ter sido moradia do capitão Antônio Corrêa Barbosa, o Povoador – ganhou a tradição do nome pela sua antiguidade. Tombada como Patrimônio Histórico do Estado e do município, abriga um centro cultural da Secretaria da Ação Cultural que realiza exposições, mostras e oficinas de arte.
(Fonte: DPH)

Engenho Central “Barão de Rezende”

Localizado na margem direita do Rio Piracicaba, foi um dos mais importantes engenhos do país produtores de açúcar e álcool. Desativado em 1974, é reconhecido como patrimônio histórico da cidade e tombado pelo CODEPAC. Atualmente funciona como importante espaço cultural, artístico e recreativo da cidade, além de abrigar o moderno Teatro Municipal Erotídes de Campos e a mostra anual do Salão Internacional de Humor.

Monumento Marco da Paz

O Marco da Paz é um monumento idealizado pelo italiano Gaetano Brancati Luigi, com a intenção de promover a cultura da paz pelo mundo. Com o apoio da ACSP/Facesp, em 1999, Luigi criou o primeiro monumento em São Paulo, no Páteo do Collegio. Atualmente, o Marco da Paz está presente em várias cidades brasileiras e em outros países, como México, Argentina, Bolívia, Portugal, China, Uruguai e Itália. Em Piracicaba foi construído dentro do Parque da Rua do Porto “João Herrmann Neto”, inaugurado no dia 26 de novembro de 2016.

Rua do Porto

Considerado o cartão-postal da cidade, a Rua do Porto é o local mais tradicional de Piracicaba. É onde está a história da fundação da cidade, junto à população ribeirinha. Ela começa no Museu da Água, próximo ao salto do Rio Piracicaba, e vai até o final do calçadão. No calçadão da Rua do Porto se concentram os restaurantes que servem o prato típico da cidade, o peixe no tambor. Aos finais de semana acontece a Feira de Artesanato.

Gastronomia Caipira

Em Piracicaba, a gastronomia caipira é o que se destaca, principalmente com 3 quitutes especiais e característicos: o Peixe no Tambor, a Cachaça de Piracicaba e a Pamonha de Piracicaba.
Piracicaba, em tupi-guarani, significa “lugar onde o peixe para” e por isso, o peixe se tornou um dos pratos típicos mais degustados na cidade. Desde a formação, as atividades do agronegócio da cidade são voltadas à cultura da cana-de-açúcar, fomentando a produção da cachaça industrializada e também em alambiques artesanais. Já a pamonha, prato de herança indígena, é feito com a base de milho, mas são suas variações de recheio que fizeram da Pamonha de Piracicaba referência nacional.

Parques

Aproveitar o dia no parque com a família e amigos é uma das opções de lazer em Piracicaba. Aqui você encontra paisagens deslumbrantes por todos os bairros. Os parques mais famosos para visitação são: Zoológico Municipal e Paraíso da Criança, Parque da Rua do Porto “João Herrmann Neto”, Área de Lazer do Trabalhador, Parque do Mirante e Bairro Tanquã.

Em 2014, Piracicaba chegou a alcançar a posição de 34º maior PIB brasileiro. Com um dos principais centros industriais da região, Piracicaba é sede de importantes instituições de ensino de renome nacional como o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) que pertence à Universidade de São Paulo (USP), a Faculdade de Odontologia de Piracicaba que pertence à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e a Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP).

Morar em Piracicaba

  • Cidade desenvolvida com o 14º maior PIB do estado (2012).
  • Sede de universidades que são referência no país.
  • Opções de turismo e cultura para seu lazer completo.

Dicas para alugar ou comprar imóveis em Piracicaba e região.

  • Piracicaba(19) 2105-4448
  • Santa Terezinha(19) 3415-3262
  • Rio das Pedras(19) 3493-2193
fechar

Tem alguma dúvida ou gostaria
de mais informações?Converse pelo WhatsApp