Min
Max
De
Até

Morar Em Piracicaba - SP

Piracicaba

Piracicaba leva este nome em homenagem ao rio que corta a cidade e foi vital para o desenvolvimento de toda a região. Assim como todas as cidades ao redor, Piracicaba teve sua economia desenvolvida a partir do agronegócio focado no cultivo da cana-de-açúcar.

Mas o que fez da cidade se tornar um destaque foi o fato de ter sido uma das primeiras a se industrializar com empresas do setor metal-mecânico, fornecendo principalmente equipamentos destinados à produção de açúcar e, posteriormente, indústrias do setor sucroalcooleiro.

Centro Cultural Estação da Paulista “Antônio Pacheco Ferraz”

Centro Cultural Estação da Paulista “Antônio Pacheco Ferraz”

Inaugurado em 1922, funcionou como Estação Ferroviária até o final da década de 1970. Atualmente o local é sede do Centro Cultural e oferece diversas atividades culturais, de lazer e esportivas.
(Fonte: DPH)

Saiba mais
Centro Cultural Martha Watts e Museu “Jair de Araújo Lopes”

Centro Cultural Martha Watts e Museu “Jair de Araújo Lopes”

O Edifício Principal foi construído em 1884 para abrigar o antigo internato feminino e salas de aula. Com a expansão do Colégio, em 1914, foi concluído o Anexo Martha Watts que compreende o Salão Nobre. Abriga o Museu Jair de Araújo Lopes.
(Fonte: DPH)

Saiba mais
Teatros Municipais

Teatros Municipais

Os teatros “Dr. Losso Neto” e “Erotídes de Campos” recebem durante todo o ano apresentações de música e teatro, além de serem sede de projetos gratuitos oferecidos pela prefeitura.

Saiba mais
Museu Luiz de Queiroz – ESALQ/USP

Museu Luiz de Queiroz – ESALQ/USP

Instalada num dos mais belos campus universitários do País, a ESALQ é a escola de agronomia mais antiga do Brasil, inaugurada em 1901. O campus da ESALQ é tombado como Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo e inclui o Parque “Philipe Westin C. de Vasconcellos”, fronteiro ao Edifício Central, projetado pelo belga Arsênio Puttmans, em 1907, no estilo americano de Parque universitário.
(Fonte: DPH)

Saiba mais
Museu Prudente de Moraes

Museu Prudente de Moraes

Fundado em 13 de agosto de 1956, o Museu está instalado numa centenária casa de estilo imperial brasileiro, onde viveu e morreu o primeiro Presidente Civil da República: Prudente de Moraes, no período entre 1870 e 1902.
(Fonte: DPH)

Saiba mais
Pinacoteca Municipal “Miguel Arcanjo Benício A. Dutra”

Pinacoteca Municipal “Miguel Arcanjo Benício A. Dutra”

Inaugurada oficialmente em 02 de agosto de 1969, a Pinacoteca abriga, mantém e conserva o acervo artístico do município de mais de 600 obras: pinturas a óleo, desenhos, xilogravuras, litografias, fotografias, colagens, e esculturas em madeira, pedra, gesso e metal.
(Fonte: DPH)

Saiba mais
Mercado Municipal

Mercado Municipal

Possui iguarias típicas da região, como a tradicional cachaça e a pamonha de Piracicaba, além de variedade de especiarias da gastronomia brasileira.

Saiba mais
Observatório Astronômico

Observatório Astronômico

O Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum foi inaugurado em outubro de 1992, sendo o 4º observatório municipal do Brasil. Hoje conta com quatro instrumentos para observação, o principal deles é a luneta alemã ‘Steinheil’ com objetiva de 175mm, a segunda maior do Estado. No OAP são realizadas observações, cursos, palestras e seminários a fim de ampliar o conhecimento da população nas áreas de astronomia e ciência espacial.

Saiba mais
“Alto do Mirante” - Elevador Turístico “José Antônio Longo”

“Alto do Mirante” - Elevador Turístico “José Antônio Longo”

Sobre a Ponte Caio Tabajara Esteves de Lima, entre as ruas Renato Wagner e Juscelino Kubistchek de Oliveira, o Elevador Turístico “Alto do Mirante” oferece excelente e privilegiada vista do Rio Piracicaba e da cidade, localizado no topo do elevador, a 24 metros de altura.

Saiba mais
Aquário Municipal “Ilda Borges Gonçalves”

Aquário Municipal “Ilda Borges Gonçalves”

O espaço conta com três aquários, que medem 3 metros de comprimento por 1 metro e 80 centímetros de altura, com capacidade de 2.400 litros. Neles estão cerca de 3.000 peixes, de aproximadamente 80 espécies.
(Fonte: Semae)

Saiba mais
Casa do Povoador

Casa do Povoador

Uma das edificações mais antigas da cidade, a Casa do Povoador foi construída no período entre o final do século XVIII e início do século XIX. Apesar de não ter sido moradia do capitão Antônio Corrêa Barbosa, o Povoador – ganhou a tradição do nome pela sua antiguidade. Tombada como Patrimônio Histórico do Estado e do município, abriga um centro cultural da Secretaria da Ação Cultural que realiza exposições, mostras e oficinas de arte.
(Fonte: DPH)

Saiba mais
Engenho Central “Barão de Rezende”

Engenho Central “Barão de Rezende”

Localizado na margem direita do Rio Piracicaba, foi um dos mais importantes engenhos do país produtores de açúcar e álcool. Desativado em 1974, é reconhecido como patrimônio histórico da cidade e tombado pelo CODEPAC. Atualmente funciona como importante espaço cultural, artístico e recreativo da cidade, além de abrigar o moderno Teatro Municipal Erotídes de Campos e a mostra anual do Salão Internacional de Humor.

Saiba mais
Monumento Marco da Paz

Monumento Marco da Paz

O Marco da Paz é um monumento idealizado pelo italiano Gaetano Brancati Luigi, com a intenção de promover a cultura da paz pelo mundo. Com o apoio da ACSP/Facesp, em 1999, Luigi criou o primeiro monumento em São Paulo, no Páteo do Collegio. Atualmente, o Marco da Paz está presente em várias cidades brasileiras e em outros países, como México, Argentina, Bolívia, Portugal, China, Uruguai e Itália. Em Piracicaba foi construído dentro do Parque da Rua do Porto “João Herrmann Neto”, inaugurado no dia 26 de novembro de 2016.

Saiba mais
Rua do Porto

Rua do Porto

Considerado o cartão-postal da cidade, a Rua do Porto é o local mais tradicional de Piracicaba. É onde está a história da fundação da cidade, junto à população ribeirinha. Ela começa no Museu da Água, próximo ao salto do Rio Piracicaba, e vai até o final do calçadão. No calçadão da Rua do Porto se concentram os restaurantes que servem o prato típico da cidade, o peixe no tambor. Aos finais de semana acontece a Feira de Artesanato.

Saiba mais
Gastronomia Caipira

Gastronomia Caipira

Em Piracicaba, a gastronomia caipira é o que se destaca, principalmente com 3 quitutes especiais e característicos: o Peixe no Tambor, a Cachaça de Piracicaba e a Pamonha de Piracicaba.
Piracicaba, em tupi-guarani, significa “lugar onde o peixe para” e por isso, o peixe se tornou um dos pratos típicos mais degustados na cidade. Desde a formação, as atividades do agronegócio da cidade são voltadas à cultura da cana-de-açúcar, fomentando a produção da cachaça industrializada e também em alambiques artesanais. Já a pamonha, prato de herança indígena, é feito com a base de milho, mas são suas variações de recheio que fizeram da Pamonha de Piracicaba referência nacional.

Saiba mais
Parques

Parques

Aproveitar o dia no parque com a família e amigos é uma das opções de lazer em Piracicaba. Aqui você encontra paisagens deslumbrantes por todos os bairros. Os parques mais famosos para visitação são: Zoológico Municipal e Paraíso da Criança, Parque da Rua do Porto “João Herrmann Neto”, Área de Lazer do Trabalhador, Parque do Mirante e Bairro Tanquã.

Saiba mais

Em 2014, Piracicaba chegou a alcançar a posição de 34º maior PIB brasileiro. Com um dos principais centros industriais da região, Piracicaba é sede de importantes instituições de ensino de renome nacional como o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) que pertence à Universidade de São Paulo (USP), a Faculdade de Odontologia de Piracicaba que pertence à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e a Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP).

Morar em Piracicaba

  • Cidade desenvolvida com o 14º maior PIB do estado (2012).
  • Sede de universidades que são referência no país.
  • Opções de turismo e cultura para seu lazer completo.
  • PIRACICABA(19) 2105-4448
  • RIO DAS PEDRAS(19) 3493-2193
  • SANTA TEREZINHA(19) 3415-3262