Min
Max
De
Até
Compartilhe este artigo
2 de março de 2020
Junqueira

Quanto cobrar de aluguel em Piracicaba

Se você pretende colocar um imóvel para alugar, deve estar se perguntando “quanto cobrar de aluguel de imóvel?”. Afinal, cobrar um preço justo e de acordo com a realidade do mercado imobiliário de Piracicaba é essencial para tornar o imóvel atrativo e acelerar o processo de locação. 

Para te ajudar a compreender mais sobre o cálculo realizado para definir o valor do aluguel e trazer mais transparência na relação entre imobiliárias, inquilinos e proprietários, vamos te explicar mais sobre os fatores internos e externos que interferem na avaliação. Confira como calcular o valor do aluguel de imóvel:

1. Tamanho

O tamanho do imóvel é um dos primeiros fatores a serem considerados na hora de calcular o valor do aluguel. Quartos e banheiros são os ambientes que mais chamam a atenção dos inquilinos. Por isso, o tamanho e a quantidade desses ambientes interferem diretamente no preço final.

Geralmente, casas e sobrados apresentam áreas privativas maiores porque além do imóvel, o metro quadrado do terreno também é contabilizado. Quanto maior a metragem privativa, maior a valorização do aluguel.

Sem contar que os imóveis antigos chamam mais a atenção neste item, já que antigamente as plantas eram maiores devido ao tamanho dos terrenos disponíveis e também à arquitetura da época, que valorizava espaços mais amplos.

2. Layout

Falando em tamanho, o layout dos ambientes deve ser considerado. Imóveis com arquitetura inteligente e otimizada que aproveitam melhor o espaço podem apresentar valores de aluguéis mais altos do que aqueles com a mesma metragem e quantidade de ambientes, mas que não foram construídos de forma regular.

Ao contrário dos imóveis antigos, os novos costumam ter ambientes mais práticos e funcionais, apresentando mais flexibilidade para a personalização de ambientes por inquilinos com diferentes estilos de vida e necessidades. Por exemplo, um quarto pode ser facilmente transformado em escritório por um inquilino e tornar-se uma sala de cinema ou closet para outro.

Alguns exemplos de construções mal planejadas são: paredes tortas, cômodos pequenos demais e espaços muito específicos, como um ambiente construído exclusivamente para uma abrigar uma estante e que pela pequena metragem não pode ser utilizado para outra finalidade.

3. Áreas externas

O cálculo do valor do aluguel deve considerar a existência de lavanderias, churrasqueiras, piscinas e vagas de garagem do terreno, já que são facilidades e comodidades que o inquilino irá usufruir de forma particular. 

O que não ocorre para imóveis em condomínios porque essas áreas são de uso comum e, consequentemente, a cobrança por essas praticidades está embutida no valor do próprio condomínio. No caso de apartamentos no térreo, o quintal é uma área privada particular e está contabilizado no preço do aluguel.

4. Valor de condomínio

Já que abordamos o valor do condomínio, ressaltamos que esse é um fator que deve ser considerado com cuidado. É importante lembrar que para o inquilino a soma do aluguel e condomínio causa grande impacto na conta final da moradia. Por isso, em alguns casos, o valor do condomínio elevado pode acabar sendo um empecilho para cobrar um preço de aluguel mais alto.

5. Estado de conservação e idade do imóvel

É importante manter em dia a manutenção das instalações elétricas e hidráulicas, paredes pintadas, sem rachaduras, trincas ou fissuras. As condições estruturais do imóvel podem aumentar ou diminuir o preço do aluguel.

A idade do imóvel também é abordada neste tópico: a valorização dos imóveis novos ou seminovos ocorre porque eles apresentam instalações novas e modernas, além de oferecerem estrutura para internet, um item muito importante atualmente. 

6. Diferenciais do imóvel

Outros detalhes que fazem a diferença na hora de calcular o valor do aluguel são os diferenciais que o imóvel apresenta, como grandes janelas, portas francesas e esquadrias do chão ao teto que permitem um ambiente mais arejado e com maior incidência do sol.

Os acabamentos são tão importantes que apartamentos de um mesmo edifício podem apresentar diferentes valores de locação por causa desses detalhes. Falando nisso, o andar também é um diferencial, apartamentos em andares mais altos são mais valorizados, não só pela bela paisagem, mas também porque a distância do barulho da rua permite mais tranquilidade aos moradores.

7. Mobília

Imóveis mobiliados com guarda-roupas, sofás, geladeira, mesas e cadeiras oferecem mais praticidade para os inquilinos, refletindo diretamente na alta do preço do aluguel.  Mas então surge uma nova dúvida “quanto cobrar de aluguel de imóvel mobiliado?” A resposta é entre entre 20 a 30% a mais, uma alta considerável no valor final. Principalmente se os móveis forem planejados e estiverem em excelente estado de conservação.

8. Localização

Citamos muitos fatores que estão diretamente ligados ao imóvel, mas também existem questões externas que devem ser consideradas na hora de calcular o valor do aluguel, como a localização.

Imóveis em bairros considerados de alto padrão ou em regiões centrais de Piracicaba apresentam metros quadrados com valores mais altos, refletindono preço da locação. 

Isto ocorre porque bairros de alto padrão têm ruas mais tranquilas e arborizadas que  oferecem mais qualidade de vida para os moradores. Já a região central permite fácil acesso à outros pontos de Piracicaba. Tais características atraem a atenção de muitos inquilinos. Logo, a procura por imóveis nessas regiões é maior que a demanda, aumentando o preço do aluguel.

9. Segurança

A lei da oferta e procura é ainda mais evidente em regiões com alto índice de criminalidade. Como há grande oferta de imóveis para locação nessas regiões e a procura é muito baixa, o preço de aluguel cai drasticamente.

Se a segurança do bairro é um fator de desvalorização, os mecanismos de segurança particular que o imóvel oferece podem valorizá-lo. Alguns exemplos são: câmeras de monitoramento, cerca elétrica, detectores de presença e alarmes.

10. Infraestrutura

Outro fator externo utilizado para calcular o preço do aluguel é a infraestrutura da região em que o imóvel está localizado. Os valores podem aumentar ou diminuir de acordo com a presença de: cobertura de internet, ruas asfaltadas, boa iluminação, sistema de escoamento de água pluvial, rede esgoto e saneamento básico.

Sem contar a presença de restaurantes, shoppings, escolas, hospitais e farmácias que garantem mais qualidade de vida para os moradores. O comércio abundante e o acesso rápido a serviços facilitam o dia a dia, interferindo diretamente na alta ou baixa do valor do aluguel.

11. Valor do imóvel

Como você pode perceber, apontamos diversos fatores externos e internos que valorizam ou desvalorizam a propriedade. Isto porque para saber quanto cobrar de aluguel de imóvel, é necessário saber qual o valor de venda.

O cálculo do preço de aluguel é baseado em percentuais que vão de 0,4% a 1% do valor do imóvel. Todas as variáveis citadas anteriormente servem para indicar se o valor estipulado estará mais próximo de 0,4% ou 1%.

12. Mercado imobiliário em Piracicaba

Apesar de todos os fatores expostos serem de grande relevância para a avaliação do valor do aluguel, é imprescindível que o cálculo leve em conta o “método comparativo de dados do mercado”, no qual as transações recentes realizadas de imóveis similares é levada em consideração.

Imobiliária em Piracicaba

Saber quanto cobrar de aluguel de imóvel é uma tarefa muito complexa e que envolve uma análise profissional. Por isso, escolher uma imobiliária para anunciar e calcular preço do aluguel é essencial para estipular um valor de acordo com a realidade do mercado imobiliário.

Na Imobiliária Junqueira você encontra especialistas que levam em consideração todos os detalhes da sua propriedade, desde acabamentos, arquitetura, localização em Piracicaba até a análise mercado imobiliário. Aproveite para anunciar o seu imóvel com a gente! Acesse e cadastre o seu imóvel, clique aqui!

Quer saber como alugar o seu imóvel mais rápido? Em nossa página especial você encontra dicas para acelerar o processo de locação e ainda a aumentar a rentabilidade do seu imóvel, acesse!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Youtube

[yourchannel user="imobjunqueira"]

Instagram

[instagram-feed]

Imóveis em Piracicaba e Região

Os melhores imóveis para comprar ou alugar em Piracicaba e região estão na Junqueira! São apartamentos, casas, kitnets, terrenos e imóveis comerciais em todos os bairros da cidade.

  • Piracicaba(19) 2105-4448
  • Santa Terezinha(19) 3415-3262
  • Rio das Pedras(19) 3493-2193
fechar

Tem alguma dúvida ou gostaria
de mais informações?Converse pelo WhatsApp