Como funciona a vistoria de um imóvel alugado? - Blog da Imobiliária Junqueira
Min
Max
De
Até
Compartilhe este artigo
26 de dezembro de 2018
admin

Como funciona a vistoria de um imóvel alugado?

No processo de entrega de um imóvel locado é necessário que ele passe pela etapa de vistoria. Isso porque no contrato assinado, quando o imóvel foi locado, você encontra uma cláusula determinando que o inquilino deve devolver o imóvel nas mesmas condições nas quais ele foi alugado.

 

Portanto, se durante o período em que morou no imóvel você fez alguma alteração sem a aprovação prévia do dono, será necessário voltar à forma que estava antes. Para ter certeza de qual era a condição do imóvel no início de todo o processo é só conferir o Laudo de Vistoria feito quando você deu entrada.

 

Este laudo será utilizado também na rescisão do contrato como comparativo e ajudará a determinar quais reparos devem ser feitos antes da entrega das chaves. Por isso, é necessário prestar atenção em todos os detalhes também no momento de entrada, assim problemas para o inquilino e proprietário são evitados.

 

Para te ajudar neste processo, confira a seguir quais os pontos principais analisados pelos vistoriadores:

 

Pintura

Na maioria das vezes é feita uma pintura na troca de locatários. No laudo de vistoria devem estar especificados a cor e tipo de tinta aplicada em paredes, tetos, portas e janelas e em qual estado cada área se encontra. Isso deve ser feito tanto na área interna quanto na externa.

 

Estrutura hidráulica

Nesta checagem o mais importante é conferir possíveis vazamentos. Aqui também entra a conferência da pintura, já que se ela estiver mais escura em algum ponto é possível que haja vazamento.

Também é necessário checar todas as torneiras, válvulas dos sanitários, chuveiros e o escoamento em todos os pontos de água do imóvel. Estes pontos tendem a precisar de ajustes com uma certa frequência.

 

Pisos, azulejos, revestimentos e forros

É importante constar no laudo o tipo de piso e revestimento de todas as áreas, suas características e o estado de conservação de cada um deles, assim como os azulejos nas paredes. Lembre-se também de checar se não há ladrilhos soltos e azulejos faltando. Confira se a estrutura do forro não contém furos, rachaduras, buracos e falta de rejunte.

 

Estrutura elétrica

Esta parte deve ser bem checada, pois a falta de uma boa estrutura elétrica pode gerar acidentes e grandes problemas no futuro. Teste bocais/luminárias e todas as tomadas, além de verificar o quadro de luz para documentar o funcionamento e estado de conservação da rede elétrica.

Avalie também as condições das tomadas e da fiação do imóvel, como fios expostos e se existem sinais de que adaptações foram feitas na rede. Além disso, note se, ao acender alguma lâmpada, ocorrem pequenos curtos, piscadas e outros sinais de que a rede está sobrecarregada.

 

Vidros, portas e janelas

Aqui os itens conferidos são: o bom estado dos vidros, se as janelas e portas abrem e fecham normalmente. Fique atento também para esquadrias e travas, além dos trincos, fechaduras e a existência de chaves. Em tudo deve estar sinalizado a marca, o modelo e o estado de conservação.

 

Mobília

Se o imóvel veio com alguma mobília, ela também deve ser entregue no mesmo estado que foi encontrada. Ela pode ser composta por: armários embutidos, estantes, pias e gabinetes. No laudo deve constar o estado de conservação e funcionamento de puxadores, dobradiças, trilhos e pistões, assim como suas marcas.

 

Se algo no Laudo de Vistoria não estiver de acordo com a situação real do imóvel, é necessário que o inquilino solicite essa correção na imobiliária em até 30 dias. É responsabilidade do proprietário reparar este problema.

 

Agora que você já sabe tudo sobre como funciona a vistoria de um imóvel para locação, confira algumas opções para alugar em Piracicaba com a Junqueira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Participe da nossa newsletter

Receba as últimas dicas, tendências e informações sobre imóveis fornecidas diretamente para sua caixa de entrada.

Youtube

Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: The account for imobjunqueira needs to be reconnected.
Due to recent Instagram platform changes this Instagram account needs to be reconnected in order to continue updating. Reconnect on plugin Settings page

Imóveis em Piracicaba e Região

Os melhores imóveis para comprar ou alugar em Piracicaba e região estão na Junqueira! São apartamentos, casas, kitnets, terrenos e imóveis comerciais em todos os bairros da cidade.

  • Piracicaba(19) 2105-4448
  • Santa Terezinha(19) 3415-3262
  • Rio das Pedras(19) 3493-2193
fechar

Tem alguma dúvida ou gostaria
de mais informações?Converse pelo WhatsApp