Quais os prós e contras de comprar um imóvel que precisa de reforma

Mas como todo o tipo de compra, ela tem suas vantagens e desvantagens, que podem mudar de pessoa para pessoa.

 

Comprar um imóvel para reformar pode ser uma boa opção para quem sonha com a casa própria. Mas como todo o tipo de compra, ela tem suas vantagens e desvantagens, que podem mudar de pessoa para pessoa. Tudo vai depender dos seus objetivos para a aquisição. E como este é um momento que gera muitas dúvidas, listamos aqui alguns dos motivos que tornam essa compra um negócio vantajoso e também quais os principais pontos que devem ser avaliados antes de comprar um imóvel para reformar.

5 vantagens de adquirir um imóvel que precisa reformar

Valor de compra mais baixo: imóveis usados geralmente possuem o valor mais baixo que as opções novas. Como ele possui vários reparos e eles ficarão a cargo do novo proprietário, é comum o valor de mercado ser mais competitivo que os demais. A dica neste caso é pesquisar e sempre que possível barganhar o valor alegando a quantidade de reformas que serão necessárias.

Personalização: ter o imóvel dos seus sonhos pode ser mais fácil através de uma boa reforma. Se o seu sonho é comprar um apartamento à venda em Curitiba, por exemplo, escolher um modelo antigo ou usado pode possibilitar realizar a transformação necessária para que ele fique exatamente do jeito que você quiser. Neste caso, a dica é conversar com um profissional da área (arquiteto, decorador ou designer de interiores) para escolher o melhor projeto e fazer tudo do melhor jeito possível, utilizando materiais de qualidade e economizando dinheiro.

Imóvel usado é maior: a principal vantagem dos imóveis antigos é o espaço. Eles são geralmente maiores e oferecem mais conforto e comodidade aos moradores que não gostam das opções mais compactas e práticas. Por esse motivo é vantajoso pagar mais barato em um imóvel menor e destinar o valor economizado para promover as melhorias nos ambientes.

Investimento: ao comprar um imóvel mais barato e reformar, você ganha também em valorização. Além do uso pessoal do espaço, existe a possibilidade de vender o imóvel recém reformado por um valor maior do que pagou, formando assim uma nova fonte de renda e investimento familiar.

Mais opções: com a recente crise que atingiu o Brasil, muitos proprietários de imóveis estão se desfazendo de seus bens. Isso faz com que as opções de apartamentos e casas à venda em Curitiba sejam ainda maiores, facilitado a chance de você encontrar um bom negócio. A possibilidade de você encontrar uma propriedade mais próxima do seu sonho é mais garantida.

 

4 fatos para avaliar antes de comprar um imóvel para reformar
1 – Tempo: se você tem pressa para morar ou ter a casa dos seus sonhos, comprar um imóvel para reformar pode não ser uma boa opção. Reformas demandam tempo e dependem de diversos fatores externos como materiais, mão de obra e condição financeira. Se você não tem esse tempo e nem paciência, vale a pena buscar outros tipos de imóveis à venda em Curitiba.

2 -Estado do imóvel: é importante levar em conta que não é só a parte “visível” que será reformada. Além de reparos básicos como pisos e paredes, é bom considerar também que imóveis mais antigos possuem uma estrutura mais velha, tanto internamente como no condomínio. Isso pode demandar ainda mais tempo e encarecer reformas. Um exemplo comum que sempre acontece é a necessidade de trocar pisos soltos, fiação elétrica e encanamento.

3 – Valores: por não saber exatamente o que precisa ser reformado além da parte estética, os valores podem variar muito, principalmente se surgirem reparos que não estavam previstos em orçamento. Se você tem uma verba limitada ou não quer fazer grandes investimentos no momento, é necessário avaliar se está é a melhor opção pra você e para a sua família.

4 – Serviços terceirizados: outro problema comum na hora de reformar um imóvel é contar com profissionais prestadores de serviços terceirizados, como pedreiros, encanadores, pintores, entre outros. Como estes profissionais ganham por trabalho executado, é de praxe que eles se comprometam com diversos clientes e atrasem as obras. Outra dica importante é contratar apenas profissionais com referência e sempre ter um contrato descrevendo a atividade que será exercida, o valor e a forma de pagamento. Assim você tem um comprovante perante a lei caso surja algum problema futuro.

 

Comprou e vai reformar? Confira algumas dicas para não cair em furadas

  • Antes de comprar, faça uma vistoria com um profissional da área (arquiteto ou engenheiro) para saber o real estado do imóvel. Apenas um profissional vai te dizer com precisão se será um bom negócio ou não.
  • Verifique a documentação do imóvel antes de fechar negócio. Tenha certeza de que o proprietário atual está em dia com todas as contas e obrigações legais da propriedade, e que você não terá problema na hora de passar para o seu nome. Se o seu desejo é comprar um apartamento em Curitiba, verifique se as contas do condomínio estão todas em dia, assim como faturas de energia elétrica, IPTU, gás, entre outras.
  • Tenha uma reserva de dinheiro para emergências. Tente não comprometer toda a sua renda com financiamento e reformas. Como podem surgir surpresas no caminho ou questões pessoais para resolver, mantenha apenas 30% da sua renda comprometida.
  • Tenha paciência com o prazo. Como você depende de terceiros, as obras podem atrasar e ter a cabeça no lugar é essencial. Não se desespere e busque atuar com profissionais de confiança que se comprometam a entregar o melhor serviço final, mesmo com pequenos atrasos.
  • Faça um planejamento financeiro e coloque no papel todas as reformas que serão feitas e os seus custos, já incluindo a mão de obra e os materiais. Com um cronograma bem definido, você consegue deixar o imóvel do jeito que sempre sonhou e ainda consegue evitar o desperdício de dinheiro.

Entre comprar uma casa a venda em Curitiba totalmente nova e comprar uma para reformar, não existe certo ou errado. O que vai mudar é o seu objetivo com aquele imóvel. Se você tiver tempo para reformar do seu jeito, pode ser uma boa vantagem para adquirir uma propriedade com valor mais baixo. Agora, se você tem pressa para comprar e morar em um cantinho só seu, talvez seja melhor buscar uma opção pronta. Independente da sua decisão, realizar o sonho da casa própria é questão de planejamento e vontade!

 

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos e conhecidos. Certamente alguém pode estar precisando destas informações.

Post Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *