História de Piracicaba: Bairro Monte Alegre

Afastado do centro e da movimentação de Piracicaba, o Bairro Monte Alegre faz parte da construção da história da cidade dando origem aos costumes que carregamos até hoje.

 

Foi com a chegada dos imigrantes italianos, no século XIX, para trabalharem na usina de cana-de-açúcar que emprestou o nome ao bairro que o crescimento da região teve início. Mas em 1910, quando Pedro Morganti adquiriu a usina, o desenvolvimento do bairro atingiu patamares que não eram fáceis de encontrar na época.

 

Às margens do Rio Piracicaba, em torno de 1700 moradores tinham acesso a todos os tipos de recurso como médico, farmácia, escola, mercearia, armazém, padaria, cinema, biblioteca, clube de futebol e não precisavam se deslocar para a cidade. Isso porque o lema que Pedro levava consigo na construção da colônia ao redor do engenho era que ali não apenas se trabalhava, mas também vivia-se.

 

Hoje, o lugar é reconhecido como um rico ponto turístico principalmente por ser onde se situa a Capela Monte Alegre. Com a colonização italiana, o catolicismo manteve sua força na região e Pedro viu-se na obrigação de também construir uma capela para que os trabalhadores continuassem exercendo sua fé.

 

E, ainda, para que os costumes não fossem perdidos e para que pudessem se lembrar de casa, a capela foi projetada em 1930 como uma réplica de de uma  igreja de Bozzano, na Itália, terra natal de Pedro Morganti.

 

Em seu interior encontra-se uma grande joia do Modernismo Brasileiro com pinturas feitas por Alfredo Volpi. O processo de pintura durou cerca de 1 ano e a inauguração da capela aconteceu em dezembro de 1936 com o batizado de uma das netas de Pedro.

 

Alfredo foi um grande pintor ítalo-brasileiro e em 1953 chegou a ganhar o prêmio de melhor pintor brasileiro na 2ª Bienal de São Paulo. A igreja sempre pertenceu a particulares, mas foi tombada como patrimônio histórico pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba, (CODEPAC), em 1991.

 

Até hoje o Bairro Monte Alegre tem o clima de cidade do interior com uma população que traz o sorriso no rosto, a amizade e os costumes de quem sempre viveu em uma vizinhança em harmonia.

 

Ficou com vontade de morar neste bairro tão importante para Piracicaba? Confira em nosso site alguns imóveis à venda no Bairro Monte Alegre!

Post Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *